Fechar

Notícias da UFLA

Universidade Federal Lavras localizada entre as principais capitais da região Sudeste do Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte. Excelente opção para seu futuro. Venha nos conhecer.
  1. Entre os dias 24 e 26 de junho, 13 estudantes-atletas do projeto Cria Atletismo representaram escolas de Lavras na Etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizada em Itajubá, pela regional Sul do estado. Com resultados expressivos, os jovens garantiram presença no pódio e classificações para a próxima fase da competição.

    Sob orientação do treinador voluntário Pablo Ramon Domingos e com o acompanhamento dos bolsistas de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Sara Vitória Alves dos Santos e Ulisses Cardoso Pereira — ambos do curso de Educação Física e monitores-treinadores do projeto — os atletas participaram das provas com grande empenho e desempenho técnico.

    Entre os destaques, Arthur Alves Moura dos Santos, 16 anos, estudante da Escola Estadual Tiradentes, foi campeão nas provas dos 800m e 3.000m rasos. No arremesso de peso feminino, Lehranya Leni Faria, 14 anos, da Escola Municipal Francisco Sales, conquistou o ouro, seguida de perto por Kamille Vitória Machado Souza,14 anos, da Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita, que ficou com a prata em uma disputa acirrada. Os três atletas garantiram vaga na Etapa Estadual, que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de julho, com cidade sede ainda a ser divulgada pela organização.

    Também se destacaram Amanda Beatriz dos Santos Silva, 12 anos, da Escola Municipal Paulo Menicucci, medalhista de bronze nas provas de 80m e 150m rasos, e Mikael Donizetti Ferreira da Silva, 16 anos, da Escola Estadual Dora Matarazzo, que conquistou o bronze no salto triplo.

    O Cria Atletismo levou à competição representantes de seis diferentes escolas das redes municipal, estadual e privada de Lavras, reforçando, pelo segundo ano consecutivo, a presença ativa do projeto no cenário do esporte escolar regional. Segundo os organizadores, essa participação contínua demonstra a consolidação do projeto como instrumento de formação esportiva e cidadã.“A importância desses eventos vai além das medalhas. Eles aumentam o engajamento dos jovens no dia a dia do projeto e nos aproximam do nosso objetivo central: que esses meninos e meninas vejam a educação como um caminho possível, atraente e transformador, tendo o Ensino Superior como horizonte real”, avaliam os responsáveis pelo Cria Atletismo.

  2. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza um mutirão de doação de sangue na próxima terça-feira (8/7), das 8h às 12h, no Hemocentro Regional de Lavras (Hemominas).

    A ação, realizada pelo projeto de extensão Saúde em Foco da Coordenadoria de Saúde em parceria com o Núcleo de Estudos PósCafé, tem como objetivo contribuir para a reposição dos estoques de sangue, que costumam cair durante o inverno. O mutirão integra a campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue.

    Inscrições e transporte

    A UFLA oferecerá transporte gratuito com 25 vagas para os doadores, com saída às 8h da portaria principal da Universidade. Interessados devem se inscrever pelo SIG.

    Embora sejam disponibilizadas 25 vagas para o transporte, o Núcleo de Estudos PósCafé também irá organizar lotação em carros para outras 10 pessoas que tiverem interesse. Para se alocar em algum carro com o Núcleo de Estudos basta entrar em contato

    Certificado

    Os participantes receberão certificado de participação de 4 horas no evento para possível aproveitamento das horas complementares.

    Critérios para doação: www.salvovidas.com/requisitos-para-doacao-de-sangue/

    Mais informações: (35) 3694-4145

  3. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi contemplada com recursos da ordem de R$5,3 milhões em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo é fortalecer o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária – Fazenda Muquém (CDCTA), consolidando-o como centro multiusuário de referência em pesquisa, inovação e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção agrícola e florestal em Minas Gerais. A iniciativa envolve 34 pesquisadores da Universidade e prevê investimentos em infraestrutura, equipamentos e ações de capacitação voltadas à sustentabilidade e à segurança alimentar.

    O projeto institucional intitulado “Semeando tecnologia, cultivando sustentabilidade e colhendo desenvolvimento para o agronegócio de Minas Gerais” foi submetido sob a coordenação do professor Luciano José Pereira, sendo atualmente conduzido pelo professor Luís Roberto Batista, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFLA. Os professores João Cândido de Souza, José Airton Rodrigues Nunes e o técnico Amador Eduardo de Lima participam como subcoordenadores. O projeto tem a gestão da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) e terá a duração de três anos. 

    Centro multiusuário 

    WhatsApp Image 2025 06 18 at 14.22.40 1Vinculado ao Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), o CDCTA é um espaço com infraestrutura compartilhada por diferentes unidades acadêmicas da Universidade, voltado à geração de conhecimento e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agricultura e a silvicultura. A iniciativa visa fortalecer o caráter multiusuário do centro, ampliando sua capacidade de atender não apenas à comunidade acadêmica, mas também a parceiros públicos e privados, contribuindo para a inovação no campo e o fortalecimento da agricultura sustentável em Minas Gerais.

    Com os recursos previstos, serão realizados investimentos em equipamentos modernos para preparo do solo, semeadura e colheita, além de tecnologias para monitoramento fisiológico de plantas, genética molecular, fenotipagem com drones e inteligência artificial. A estruturação das áreas experimentais será direcionada ao desenvolvimento e avaliação de novas cultivares e de tecnologias de manejo adaptadas às condições edafoclimáticas do Estado.

    Impacto em pesquisa, formação e difusão 

    As pesquisas contemplarão culturas de ampla importância econômica e social, como arroz, feijão, batata, milho, soja, trigo, além de espécies florestais com valor conservacionista. Serão conduzidas todas as etapas do ciclo de melhoramento genético – da seleção de genótipos às avaliações de linhagens, híbridos ou clones com características desejáveis, como produtividade, resistência a doenças, qualidade e adaptação às mudanças climáticas.

    O projeto também reforça a formação de recursos humanos da graduação e da pós-graduação, com a participação ativa de estudantes nos experimentos, além da capacitação de profissionais do setor produtivo por meio de cursos e dias de campo. A difusão dos resultados será feita por meio de publicações científicas, relatórios técnicos, cursos de capacitação e eventos de extensão.

    Compromisso com o desenvolvimento sustentável

    WhatsApp Image 2025 06 18 at 14.22.40 4De acordo com o professor Luís Roberto Batista, a proposta representa um avanço estratégico para a UFLA e para o Estado: “Esse projeto fortalece o papel do CDCTA como um centro multiusuário de excelência, alinhado às demandas de inovação tecnológica no campo. Com essa estrutura, ampliamos nossa capacidade de impactar positivamente a produção agropecuária e florestal de Minas Gerais, contribuindo para a segurança alimentar, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.”

    Para o reitor em exercício, professor Jackson Barbosa, com essa conquista, a UFLA reafirma seu compromisso com a ciência aplicada à realidade do campo mineiro, consolidando a Fazenda Muquém como um espaço integrador entre universidade, setor produtivo e sociedade. “A expectativa é de que o centro se consolide como um polo de referência regional e nacional na pesquisa e inovação em produção vegetal, ampliando o protagonismo da UFLA na promoção do desenvolvimento agrícola e florestal de Minas Gerais”, pontuou. 

    Integração e planejamento

    No dia 18 de junho foi realizada a primeira reunião de planejamento e alinhamento para as etapas e metas previstas no projeto. Também foi uma oportunidade para agradecer a participação dos pesquisadores na elaboração da proposta e na execução dos trabalhos ao longo do período de vigência.   

    WhatsApp Image 2025 07 02 at 14.21.10

    Parte da equipe do projeto, que integra 34 pesquisadores da UFLA, representantes de diferentes unidades acadêmicas 

     

  4. Já estão abertas as inscrições para a tradicional corrida Gammon-UFLA, a ser realizada em 31/8. As inscrições vão até 24/8, e podem ser feitas pelo link do evento. São 450 vagas para participação. A ação integra as celebrações pelos 117 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pelos 156 anos do Instituto Presbiteriano Gammon. 

    As modalidades serão corrida de 8km, caminhada de 4,5Km e corrida kids.

    Corrida Kids

    Evento lúdico, sem premiação, com percurso todo realizado dentro do câmpus Chácara, do Instituto Gammon. As categorias serão divididas por faixa etária: 

    Até 6 anos

    7 a 9 anos

    10 a 12 anos

    13 a 15 anos

    As inscrições para a  corrida kids serão feitas pela Central de Atendimento do Gammon, localizada no câmpus Chácara, Praça Dr. Jorge, 370. O funcionamento é das 10h às 11h e das 12h30 às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3694-2120.

    Corrida 8 Km

    A largada da corrida será realizada no câmpus Chácara do Instituto Gammon, às 8h,  com chegada ao Centro de Convivência da UFLA.  Essa modalidade prevê premiação e categorias específicas:

    Categoria Geral - troféu para os cinco primeiros colocados, masculino e feminino;

    Categoria PCD - troféu para o primeiro colocado, masculino e feminino;

    Categoria Funcionários/Alunos/Servidores Gammon e UFLA - troféu para os três primeiros colocados, masculino e feminino;

    Categorias por faixa etária terão troféu para os 3 primeiros colocados, masculino e feminino, em cada faixa: 16 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 anos e acima.

    Caminhada

    A caminhada será de 4,5Km, também com saída do câmpus Chácara do Gammon e chegada ao Centro de Convivência da UFLA. Não há premiação para os participantes dessa modalidade.

    Confira todos detalhes no regulamento da prova

     

     

  5. A Equipe Troia, do Núcleo de Estudos em Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Lavras (UFLA), alcançou cinco pódios na edição 2025 da Robocore Experience, considerada a maior competição de robótica da América Latina. O evento foi realizado entre os dias 18 e 22 de junho, na Arena BRB - Mané Garrincha, em Brasília (DF), reunindo 736 competidores e 394 projetos, com participação de universidades, escolas técnicas e empresas de todas as regiões do Brasil.

    troia capaAo todo, a Equipe Troia competiu com 13 projetos em diversas categorias, como combate, robôs autônomos e hockeys. O destaque principal foi o título de decacampeonato na categoria Hockey Pro (6,8 kg), conquistado com o time de robôs Tesla, que ocupa a primeira colocação no ranking nacional e foi campeão mundial na Robogames 2017, nos Estados Unidos.

    Outro primeiro lugar foi conquistado na categoria Hockey Mini (3,4 kg), garantindo o bicampeonato para o time que estreou em 2024 com recorde de saldo de gols e o troféu de Melhores Pilotos naquela edição.

    Na categoria de combate Beetleweight (1,36 kg), o robô Cavaco conquistou a medalha de prata. Criado em 2015, o Cavaco ocupa atualmente a terceira posição no ranking nacional da categoria. Também na área de combate, o robô Bjorn ficou com o segundo lugar na categoria Hobbyweight (5,44 kg), repetindo o desempenho do ano anterior. Bjorn também já participou da competição internacional National Havoc League, realizada nos Estados Unidos, e foi destaque com a melhor luta da Robocore Experience 2025.

    O robô FIFI, da categoria Futebol Simulado Mini, obteve a segunda colocação. O projeto foca no desenvolvimento de técnicas de programação com uso de inteligência artificial e visão computacional.

    Os projetos foram desenvolvidos sob orientação do professor Felipe Oliveira e Silva, da Escola de Engenharia (EENG/UFLA). A Equipe Troia é composta por 20 membros ativos, distribuídos nas áreas de Mecânica, Eletrônica e Gestão & Marketing, com participação de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Física, Engenharia Química, Administração e Ciência da Computação.

    Foto RCX 2025

    Colocações da Equipe Troia – Robocore Experience 2025:

    Combate

    • Bala no Alvo (150g): 16º lugar

    • Spirit (454g): 13º lugar

    • Matador (1,36 kg): 5º lugar

    • Cavaco (1,36 kg): 2º lugar

    • Bjorn (5,44 kg): 2º lugar

    • Furiosa (5,44 kg): 7º lugar

    • Pegasus (13,6 kg): 4º lugar

    • Ragnar (27,2 kg): 6º lugar

    Hockeys

    • Marke Hockey Team: 5º lugar

    • Newton Hockey Team: 1º lugar

    • Tesla Hockey Team: 1º lugar

    Autônomos

    • Karminha Sumô Mini RC (500g): 17º lugar

    • FIFI Soccer Team: 6º lugar

    • FIFI Soccer Team Virtual: 4º lugar

    Mais informações e registros da participação da equipe estão disponíveis no perfil da Troia no Instagram: @troia_ufla