
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Lavras (PRPI/UFLA) publicou, nesta segunda-feira (3/11), retificação do Edital do Programa de Inovação para Projetos em Ciência, Tecnologia e Ação Empreendedora (Edital PRPI nº 06/2025).
O documento retifica quatro itens e inclui dois novos pontos. As mudanças abrangem orientações quanto à participação nas aulas presenciais do curso preparatório, condicionantes para docentes que ingressaram na UFLA até 2011, limite de participação dos docentes em propostas, percentual possível para diárias e passagens. Já as inclusões envolvem flexibilização dos percentuais máximos das rubricas e possibilidade de remanejamentos de rubricas durante a execução do projeto.
Sobre a participação nas aulas presenciais, com a retificação, qualquer participante que não puder comparecer em algum momento do curso deve solicitar a regularização da ausência, com justificativa, comprovação, indicação de substituto da equipe que estará presente e compromisso de acompanhar o conteúdo no Campus Virtual.
Para docentes que ingressaram na UFLA até 2011, foi acrescentada a possibilidade de comprovar atuação atual ou anterior em cargos e funções administrativas como condicionante de participação no edital.
Houve também ampliação das regras de participação em propostas: os docentes continuam podendo integrar apenas uma proposta principal, mas poderão atuar em outros projetos com papéis adicionais. Além disso, o limite para diárias e passagens foi ampliado de 10% para 20% do valor total do projeto.
Por fim, foram incluídos dois novos itens que tratam da flexibilização dos percentuais de utilização em diárias e passagens, e da possibilidade de remanejamento de recursos durante a execução dos projetos. As demais disposições do edital permanecem inalteradas.
Confira as mudanças do edital (acesse a retificação).
Revisão editorial: Ana Eliza Alvim (Jornalista Dcom/UFLA)

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, nos dias 30 e 31/10, o processo de eleição para escolha de representantes discentes da graduação para integrar o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
Confira o resultado:
Titular: Marcela Vitória de Jesus Donato – 38 votos
Titular: Everton Araujo de Oliveira – 29 votos
Suplente: Rogério de Andrade Braga – 26 votos
Suplente: Nathan Henrique da Silva – 18 votos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza, de 10 a 14 de novembro de 2025, a 16ª edição do Congresso Unificado, com o tema “O papel das universidades no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”.
Esta será uma edição histórica e transformadora: pela primeira vez, o evento ocorrerá em âmbito nacional, com a participação de instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil, e contará com uma semana dedicada exclusivamente às atividades do congresso — sem ministração de aulas durante o período. O objetivo é garantir que todos os estudantes possam participar plenamente das palestras, dos minicursos e das sessões de pôster, aproveitando ao máximo a programação. “Em anos anteriores, muitos estudantes não conseguiam participar porque tinham provas ou aulas no mesmo horário. Agora, todos poderão se envolver, aprender e contribuir com o evento”, destaca a organização.
O Congresso Unificado da UFLA reúne quatro grandes eventos da Universidade:
A programação ocorrerá nos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso, com palestras de grandes nomes nacionais, minicursos interdisciplinares e apresentações científicas e extensionistas que conectam ensino, pesquisa e extensão em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em um ano simbólico — quando o Brasil sediará a COP30 —, o congresso reforça o papel das universidades na formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de gerar impacto social e ambiental positivo. “Queremos que os estudantes, professores e técnicos enxerguem o congresso como uma oportunidade de aprendizado e integração. É uma chance de se conectar com temas urgentes, trocar experiências e fortalecer o compromisso coletivo com a sustentabilidade”, ressaltam os organizadores.
Além de reunir estudantes do Programa BIC Júnior, graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores, o congresso é aberto à comunidade externa, ampliando o alcance das discussões e ações relacionadas aos ODS.
👉 Data: 10 a 14 de novembro de 2025
 👉 Locais: Câmpus Lavras e Câmpus Paraíso – UFLA
 👉 Aberto à comunidade e às instituições de todo o Brasil

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) abriu edital para a seleção de colaboradores que atuarão na aplicação das provas do concurso público para provimento de cargos técnico-administrativos, regido pelos editais Progepe nº 58 e nº 60/2025 no ano de 2025, a ser realizado no dia 30/11.
As inscrições devem ser realizadas das 9h do dia 4/11 até as 23h59 do dia 5/11, exclusivamente pelo SIG/UFLA.
Os editais com todas as informações sobre critérios de participação, prazos e etapas do processo estão disponíveis no site progepe.ufla.br
Podem participar da seleção servidores do quadro permanente da UFLA, funcionários terceirizados e estudantes de graduação e pós-graduação. Para efetivar a participação, é necessário obter, no mínimo, 60% de aproveitamento na avaliação do curso de formação de colaboradores(as). Acesse o curso.
As vagas disponíveis contemplam as seguintes funções: Supervisão, Auxiliar de Supervisão, Fiscal de Sala, Fiscal de Corredor, Apoio à Aplicação, Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro, Segurança, Apoio Bombeiro e Operador de Estação de Tratamento de Água, Apoio Eletricista, Apoio Logístico de Aplicação, Apoio à Supervisão de Equipe Médica, Enfermeiro e Motorista.
Quaisquer dúvidas relacionadas ao uso do sistema, bem como eventuais problemas no ato da inscrição ou confirmação, devem ser encaminhadas à Comissão pelo e-mail equipe.aplicacao@ufla.br, dentro do período válido para realização das inscrições.

A Ciência ganhou as ruas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Mais uma vez, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) integrou a programação nacional. De 21/10 a 26/10, três cidades do Sul de Minas participaram da mobilização feita pela UFLA: Lavras, Ijaci e Ribeirão Vermelho. Mais de duas mil pessoas participaram das atividades da programação.
A SNCT é o maior movimento de popularização da ciência no Brasil, promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na UFLA, as atividades foram organizadas pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) e alinharam-se às diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O tema do evento em 2025 foi “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, um convite à reflexão sobre a relação entre os oceanos, o clima e o futuro sustentável do planeta. O professor Marco Aurélio Carbone Carneiro, diretor de Difusão de Tecnologia da UFLA e coordenador do evento na Instituição, explica que projeto proposto pela Universidade, intitulado “Mar de Minas”, considerou a importância da grande rede de bacias hidrográficas do estado para o ecossistema dos oceanos. “Conseguimos reunir a comunidade acadêmica e mostrar um pouco do que fazemos para a sociedade”, enfatiza.
Nos municípios de Ribeirão Vermelho e Ijaci, a exposição das entidades da UFLA teve como público predominante as escolas dos municípios. Em Lavras, a mobilização foi feita no domingo (26/10) na Praça Dr. Augusto Silva, com participação de adultos e crianças.
Confira as fotos do evento na Praça em Lavras
Confira as fotos do evento em Ijaci 
Confira as fotos do evento em Ribeirão Vermelho
Para além das praças
Os eventos da SNCT incluíram também a Feira de Engenharia e Tecnologia de Lavras, realizada em 3/10 com jovens estudantes e educadores da educação básica e técnica, reforçando Lavras como polo regional de divulgação científica e tecnológica. Saiba mais sobre a feira.
Outro momento da programação foi a cerimônia de Encerramento do Projeto EducomCiência, em 23/10, que reuniu participantes e destacou os resultados do projeto voltado à educação científica e apoiado pela Fapemig. Saiba mais sobre o evento de encerramento.
Já a Exposição "Abraço Azul: Cuidar é Preservar", de 20/10 a 31/10, esteve aberta ao público no Museu Bi Moreira, promovendo a conscientização ambiental pela preservação da água. A iniciativa contou com a visita de estudantes da Escola Estadual Dora Matarazzo e de outras escolas, que foram ao Museu prestigiar a Exposição idealizada por estudantes do Instituto Presbiteriano Gammon. Confira fotos da visita do Dora.
Durante a SNCT, a UFLA destacou, ainda, o incentivo à inovação e ao desenvolvimento de projetos com potencial científico, tecnológico e empreendedor, com o lançamento do Programa Inova Ação UFLA, voltado à promoção de iniciativas em ciência, tecnologia e empreendedorismo. Saiba mais sobre o Programa.
Assista ao vídeo