Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional

4 a 6 de Abril de 2018
UFLA - Lavras/MG

Sobre o Evento

A Universidade Federal de Lavras está entre as melhores universidades do Brasil e conta atualmente com 35 cursos de graduação, 34 de mestrado e 23 de doutorado. Desde sua criação, a UFLA segue em desenvolvimento e expansão contínua para aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

O ERMAC, Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, é um evento da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) que tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes e demais interessados em aplicações de conteúdos matemáticos nas mais diversas áreas de conhecimento. Essa será a primeira vez que o ERMAC será realizado na UFLA.


Informações Úteis

Hospedagem

A Casa de Hospedagem Alvorada, localizada no no Campus Histórico dentro da UFLA, está oferecendo um desconto para participantes do ERMAC que fizerem suas reservas. Apresentando o crachá do ERMAC, o valor individual da diária sai a R$ 65,00 por pessoa.

DESCONTO na livraria

Desconto de 20% na compra de livros da Editora UFLA (SOMENTE PARA LIVROS DA EDITORA UFLA), para participantes do evento que apresentarem credencial no ato da compra na Livraria UFLA. Não deixe de visitar a loja da Editora próxima à Cantina Central, no Centro de Convivência.

Restaurante Universitário

Participantes do ERMAC poderão utilizar o restaurante Universitário da UFLA para as refeições. O ticket para participantes de eventos custa R$ 5,00. A compra deverá ser feita com a equipe da secretaria do ERMAC, durante a realização do Evento.

Hospedagem Alternativa

Participantes do ERMAC poderão utilizar o Salão do Centro de Integração Universitária, o CIUNI UFLA. Os estudantes autorizados deverão trazer colchonetes, roupa de cama e todos os itens de uso pessoal. O valor da diária será simbólico, para cobrir os custos operacionais do alojamento, e dependerá do número de vagas ocupadas. Para solicitação de vagas e/ou maiores informações, entrar em contato com a Profa Amanda pelo e-mail amanda@dex.ufla.br, com o assunto “Alojamento no CIUNI para o ERMAC”, ou pelo formulário de contato do site.

Programação

Confira os detalhes do evento
HoraQuarta-feira
(04/04/2018)
Quinta-feira
(05/04/2018)
Sexta-feira
(06/04/2018)
8hCredenciamento e café
de boas vindas - Salão de Convenções
Minicurso I/IIMinicurso I/II
9hAberturaMinicurso I/IIMinicurso I/II
10hCoffee-breakCoffee-break
10h30Palestra IPalestra IIIPalestra VI
12hAlmoçoAlmoçoAlmoço
14hPalestra IIPalestra IVSessão Técnica II
15hSessão de Pôsteres ISessão de Pôsteres IIEncerramento e
Cerimônia de
Premiação
15h30Coffee-break
16hCoffee-breakMesa Redonda
16h30Sessão Técnica IMesa Redonda
18hConfraternizaçãoMesa Redonda
19hPalestra V
20hMinicurso A

Palestras e Minicursos

EventoLocalPalestranteTítulo
Palestra ISalão de ConvençõesMarcelo Ângelo Cirillo - UFLAOtimização em experimentos de mistura com restrição na variância de predição
Palestra IISalão de ConvençõesLuiz Gonzaga de Castro Junior - UFLALavrasTEC
Palestra IIISalão de ConvençõesJosé Alberto Cuminato - USPCentro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria - CEPID-CeMEAI
Palestra IVSalão de ConvençõesGeraldo Robson Mateus - UFMGLogística – Otimização Realidade e Desafios
Palestra VSalão de ConvençõesJosé Antônio Araújo Andrade - UFLAModelagem na Educação Matemática: construção de uma perspectiva crítica a partir de temas associados à sustentabilidade
Palestra VISalão de ConvençõesSandra Mara Cardoso Malta - LNCCA Modelagem Computacional de Problemas Ambientais
Minicurso ILaboratório 4 - Departamento de Ciência da ComputaçãoFernanda Sumika Hojo de Souza - UFJSIntrodução às Metaheurísticas
Minicurso IIDEX15Jonas Laerte Ansoni - EESC/USPIntrodução à solução numérica de Equações Diferenciais Parciais
Minicurso ADEX17Maria Teresa Martins DiasEducação Matemática
Mesa RedondaSalão de ConvençõesIntegração entre os problemas acadêmicos e industriais: desafios e parcerias dentro e fora da Universidade

Descrição

PalestraDescrição
A Modelagem Computacional de Problemas AmbientaisNesta palestra analisaremos, sob os pontos de vista matemático (análise qualitativa, por exemplo) e computacional (análise numérica), tipos de soluções para alguns problemas ambientais (controle de pragas, contaminação de águas subterrâneas, entre outros), tais como:
-aqueles descritos por equações diferenciais ordinárias relacionados às dinâmicas de crescimento populacionais (Lotka-Volterra, Presa-Predador e etc);
-e os modelados por equações diferenciais parciais do tipo parabólica (equação do Calor ou de Transporte) associados ao transporte de contaminantes ou a recuperação de reservatórios, por exemplo.
Mostraremos a influência da variação dos parâmetros dos modelos e das condições iniciais através de análises qualitativa e numérica. Além disso, será também analisada a estabilidade das metodologias empregadas. Desse modo, será possível interpretar os resultados obtidos comparando as análises com as simulações numéricas de casos de interesse.
A visão e o entendimento das “relações” e “funções” com o auxílio da tecnologiaDesde o Ensino Fundamental o aluno e professor se deparam com resolução de problemas que usam sistemas de equações com duas incógnitas do 1º grau. No Ensino Médio, diferentes funções de uma variável são estudadas e analisadas e provocam dificuldades na sua compreensão que se tornam mais angustiantes quando adentram em Cálculo.
Oportunizaremos a orientação e mediação, desses conteúdos com os alunos, pelo relato das experiências de sucesso obtido com os recursos dos programas Graphmática e Geogebra.
Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria - CEPID-CeMEAIEsta palestra tem como objetivo descrever as atividades do Cepid-CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria). O objetivo principal do CeMEAI é promover o uso de ciências matemáticas e, em particular, matemática aplicada, estatística e informática como recurso industrial. Para alcançar seu objetivo principal, o Centro está envolvido em uma série de projetos com indústrias, onde as ciências matemáticas desempenham um papel importante. Devemos apresentar alguns desses projetos em detalhes e descrever como a equipe do CeMEAI vem trabalhando para oferecer uma interface mais permeável entre a indústria e a academia. Os Grupos de Estudos com Indústria (SGI) e as escolas de modelagem, juntamente com uma série de outras iniciativas, estão sendo implementadas com o objetivo de tornar as Ciências Matemáticas mais onipresentes na Comunidade Científica Brasileira e, espero, também na Sociedade Brasileira.
Introdução à solução numérica de Equações Diferenciais ParciaisA solução numérica de Equações Diferenciais Parciais (EDPs) é de grande importância em diversas áreas, tais como, matemática aplicada, física, engenharia e computação. Em particular, destaca-se a simulação computacional de problemas na área de dinâmica dos fluidos que envolve a derivação de soluções numéricas das Equações de Navier-Stokes e da Conservação de Massa, que modelam o escoamento de fluidos. No presente minicurso será apresentado o método de diferenças finitas para a discretização de EDPs, por meio da resolução numérica de equações modelo 1D e exemplos de simulações numéricas de EDPs 1D, 2D e 3D. Este minicurso fará uso da ferramenta Jupyter Notebook que são páginas visíveis em um browser (ex.: Firefox, Chrome, etc) possibilitando misturar texto, código executável em Python, gráficos, figuras etc. Este tipo de página é um recurso que permite o estudo interativo, onde o aluno pode alterar e executar o código na própria máquina e já observar o resultado em tempo real.
Introdução às MetaheurísticasMetaheurísticas são métodos genéricos de alto nível que coordenam regras e heurísticas simples na busca por soluções de qualidade para problemas de otimização de difícil resolução. Sua aplicação tornou-se atrativa por prover estratégias eficientes na solução de problemas práticos e de larga escala que muitas vezes não podem ser resolvidos através de métodos clássicos de otimização combinatória. Os objetivos deste minicurso incluem fornecer uma visão geral sobre otimização da perspectiva de metaheurísticas, apresentar os princípios de funcionamento e implementação das principais metaheurísticas e discutir aplicações reais que podem ser beneficiar das metaheurísticas. O curso é voltado para iniciantes e requer pouco conhecimento prévio no tema. O aluno irá adquirir conhecimento sobre os conceitos fundamentais para projetar, desenvolver e aplicar metaheurísticas na solução de problemas.
Logística – Otimização Realidade e DesafiosA Logística tem evoluído desde a integração de problemas e técnicas clássicos aos desafios impostos pelos Sistemas Ciberfísicos. Sua relação com os modelos e técnicas de Pesquisa Operacional, Otimização e Simulação, sempre foi evidenciada. Alguns desses problemas clássicos em logística são avaliados quanto ao estado da arte em termos de modelos, algoritmos, dinamicidade, escalabilidade e aplicabilidade. Apesar de sua capacidade atual em fornecer soluções, as evoluções tecnológicas, metodológicas e de processos, geram grandes desafios e impõem uma busca ousada por novos modelos e algoritmos integrados a ambientes complexos, dinâmicos, de grandes dimensões e mobilidade. Neste novo contexto algumas áreas de aplicação podem ser explicitadas: produção, sequenciamento, distribuição, mineração, agricultura e pecuária e logística urbana.
Otimização em experimentos de mistura com restrição na variância de predição.Experimentos de mistura são frequentemente utilizados na área industrial, mais especificamente, tais experimentos determinam proporções ótimas de componentes a serem utilizados na composição de um produto. Contudo, problemas de natureza estatística poderão surgir devido ao efeito de multicolinearidade ou restrição nas variáveis, assim, esse seminário tem por objetivo apresentar novas metodologias que permitirão contemplar esses efeitos. Em síntese será apresentado, o desenvolvimento matemático em um espaço simplex e aplicações em experimentos reais voltados a indústria.

Palestrantes

Fernanda Sumika Hojo de Souza
Go to Fernanda Sumika Hojo de Souza
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado estágio sanduíche na Universidade de Montreal. Atualmente atua como professora adjunta na Universidade Federal de São João Del Rei.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização Combinatória e Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação Linear Inteira, Metaheurísticas, Projeto de Redes, Redes de Telecomunicações, Redes Complexas e Redes de Sensores Sem Fio.
Geraldo Robson Mateus
Go to Geraldo Robson Mateus
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado pela University of Ottawa, Canadá. É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais e consultor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização, Algoritmos e Redes, atuando principalmente nos seguintes temas: Combinatória, Programação Matemática, Telecomunicações, Logística e Transporte, Computação Móvel.
Jonas Laerte Ansoni
Go to Jonas Laerte Ansoni
Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo e mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador na Universidade de São Paulo e administrador do cluster SGI Monalisa/NETeF – USP.
Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação computacional, CFD, Métodos de otimização e Processamento paralelo.
José Alberto Cuminato
Go to José Alberto Cuminato
Possui Licenciatura em Matemática pela UNESP, mestrado em Matemática pela USP, MSc In Numerical Analysis – Oxford University Computing Laboratory e PhD In Numerical Analysis – Oxford University Computing Laboratory. Foi diretor do ICMC-USP no período 2006-2010, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional por dois mandatos, 2005-2007 e 2007-2009, é professor titular da USP desde o ano 2000, membro correspondente estrangeiro da Royal Society Edinburgh (2012) e membro da Academia Brasileira de Ciências (2014).
Tem experiência nas áreas de Simulação de escoamentos incompressíveis e escoamentos com superfícies livres, métodos de diferenças finitas, métodos numéricos para equações diferencias ordinárias e parciais e equações integrais de Fredholm e de Cauchy.
José Antônio Araújo Andrade
Go to José Antônio Araújo Andrade
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade São Francisco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2004) e Doutorado em Educação na UFSCAR (2012). Atuou como diretor de apoio e desenvolvimento pedagógico na Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFLA. Atualmente é professor do Setor de Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas da UFLA e está responsável pela Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino da PRG/UFLA. Leciona em cursos de graduação (em especial na Licenciatura em Matemática) e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Mestrado em Educação e também atua como docente e pesquisador no Programa de Mestrado Nacional em Ensino de Física.
Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase no ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem em educação matemática, história das ciências, ensino de matemática em ambientes computacionais e formação de professores.
Luiz Gonzaga de Castro Junior
Go to Luiz Gonzaga de Castro Junior
Graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Atualmente, Professor Titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA), docente permanente do PPGA/UFLA, orientador de mestrado e doutorado. Coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da UFLA, especializada em pesquisa, treinamento e prestação de serviços; e pesquisador líder do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, programa para criar inteligência competitiva e impulsionar a transformação do Brasil na mais dinâmica e sofisticada nação do agronegócio café no mundo.
Tem experiência nas áreas de inteligência competitiva, comercialização, mercados de derivativos, gestão de custo e empreendedorismo.
Marcelo Ângelo Cirillo
Go to Marcelo Ângelo Cirillo
Graduado em Estatística pela Universidade Estadua Paulista, mestrado e doutorado em estatística e experimentação agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. Pós-doutorado em estatística pela Universidade de São Paulo. Atua como Professor Associado II da Universidade Federal de Lavras, lotado no Departamento de Estatística.
Tem experiência com atividades envolvendo pesquisas e orientações de pós-graduação nas seguintes áreas: Análise Multivariada, Estatística Computacional, Modelos Generalizados e Metodologia de Superfície de Resposta.
Maria Teresa Martins Dias
Maria Teresa Martins Dias
É professora aposentada, com mais de 50 anos de experiência lecionando no Ensino Básico. É licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo, e atualmente pós graduanda em Neuropedagogia. Trabalhou como assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino e também como coordenadora pedagógica do renomado colégio paulista Dante Alighieri.
Tem experiência na área de Tecnologias para o Ensino de Matemática e Robótica aplicada ao Ensino de Matemática.
Sandra Mara Cardoso Malta
Go to Sandra Mara Cardoso Malta
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática-UFRJ e doutorado em Matemática pelo Instituto de Matemática-UFRJ. Professora Adjunto I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), do Dept.de Matemática e Estatística no período de 06/2004-02/2007 e Pesquisadora Associada do LNCC/MCT, desde 1988, atuando na Pós-Graduação em Modelagem Computacional desde 03/2000. É a 1a. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC-Biênio 2016-2017).
Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: equacoes parcias de conveccao-difusao-reação, métodos de elementos fintos estabilizados, problemas de transporte não-lineares, simulação de reservatório.

Não se esqueça de inscrever no ERMAC ;)

Trabalhos

//

Trabalhos Premiados

ÁreaTrabalho Premiado
EDPs e Simulação ComputacionalRavel Alvarenga Coelho, Ayanne Oliveira de Castro, Brenda Cristina Almeida, Francielly dos Santos Bento, José Sérgio Domingues - Comparação inicial entre o volume real do ventrículo esquerdo bovino e o volume obtido por dois diferentes métodos matemáticos
Otimização e ComputaçãoNicolas Porto Campana, Mayron C. O. Moreira - Algoritmos Heurísticos para o problema de designação hierárquica de trabalhadores em linhas de produção
Educação MatemáticaAdalberto Mendes, Wilian Soares Lacerda, Giovanna Toledo Borges - Sistema embarcado para ensino de matemática baseado no jogo Contig60
EstatísticaLuiz Henrique Marra da Silva Ribeiro, Tatiane Gomes de Aráujo, Eric Batista Ferreira - Uma sugestão de utilização de procedimentos inferenciais no controle estatístico de processo multivariado
Apresentação oralStella Lamounier, Nayara Ferreira, Eduardo Soares, Daniel Leite - Modelagem Neuro-Fuzzy a partir de dados da fala para estimação do grau de parkinson
HorárioSessão Técnica I - Salão de convenções
16h30Bernardo M. Rocha, Rodrigo W. dos Santos, Abimael F. D. Loula - Uma formulação hibridizada de elementos finitos para um problema de reação-difusão da atividade elétrica cardı́aca
16h50Marcelo Bartolomeu Junqueira, Bernardo Martins Rocha, Iury Igreja, Rodrigo Weber dos Santos - Estudos numéricos sobre o método ADI e o método phase-field para a simulação computacional da atividade elétrica cardíaca e da técnica LEAP
17h10Diana Chaukat Chaib, José Garcia de Souza - A mortalidade infantil no estado de São Paulo: uma previsão por meio da modelagem SARIMA
17h30Tatiane Carvalho Alvarenga, Paulo César Ossani, Renato Ribeiro de Lima - BAYESIAN NETWORKS: implementações e funcionalidades utilizando o ambiente R
17h50Manoel Wallace Alves Ramos, Flank David Morais Bezerra - Um applet do Geogebra para o ensino dos métodos de Euler e Runge-Kutta
HorárioSessão Técnica II - Salão de convenções
14hEduardo Almeida Soares, Daniel Furtado Leite, Heloisa de Arruda Camargo, Stella Dornelas - Modelagem Não-Linear Fuzzy Recursiva para Previsão de Séries Temporais em Meteorologia
14h20Stella Lamounier, Nayara Ferreira, Eduardo Soares, Daniel Leite - Modelagem Neuro-fuzzy a Partir de Dados da Fala para Estimação do Grau de Parkinson
14h40Ana Carolina de Oliveira, Leonardo Henrique de Andrade B. do Nascimento - Análise de Componentes Principais no estudo do desempenho econômico-financeiro de Resseguradoras
 Sessão de pôsteres I - Salão de convenções Sessão de pôsteres II - Salão de convenções
1Taís Aparecida Faria, Evandro Monteiro - Modelo de equações diferenciais ordinárias para a Tuberculose bovina1Ana Camila Vilela Costa, Welson Antônio de Oliveira, Patrícia Nádia Gomes Nascimento, Rosana Maria Mendes - Material manipulativo para o ensino de números decimais
2Márcio Wladimir Santana, Danielle Abreu Fortunato, Daniel Furtado Leite - Filtro Hodrick-Prescott aplicado ao estudo de distúrbios de qualidade de energia elétrica2Lucas Almeida Botelho, Gilcelia Regiane de Souza - Soluções de equações diferenciais parciais via função de base radial
3Rafael Alves Bonfim de Queiroz, Luiz Augusto Toscano Guimarães, Igor Pires dos Santos - Construção de modelos de árvores arteriais empregando princípios de otimização3Ualifer Abreu da Silva, Igor de Souza Fonseca, Ana Flávia R. Lopes, Rosana Áurea T. Massahud, Mateus Henrique da Costa - Algoritmo bioinspirado para a solução de problemas 2 de circuitos elétricos
4Lunessa Martins de Melo, Mariana de Oliveira Lourenço - Trabalhando o pensamento algébrico por meio do jogo "corrida de obstáculos"4Adalberto Mendes, Wilian Soares Lacerda, Giovanna Toledo Borges - Sistema embarcado para ensino de matemática baseado no jogo Contig60
5Ravel Alvarenga Coelho, Ayanne Oliveira de Castro, Brenda Cristina Almeida, Francielly dos Santos Bento, José Sérgio Domingues - Comparação inicial entre o volume real do ventrículo esquerdo bovino e o volume obtido por dois diferentes métodos matemáticos5Graziane Sales Teodoro, Edmundo Capelas de Oliveira - Equação Logística e suas diferentes versões fracionárias. Universidade Estadual de Campinas
6Rosana Áurea T. Massahud, Leonardo Silva Ricardino, Denner Mendonça - Uso do Simulated Annealing no problema de alocação de salas de aula: um estudo de caso no CEFET-MG6Gabrielly Carvalho de Souza, Haiany Aparecida Ferreira, Marcelo Angelo Cirillo - Análise sensorial da qualidade de blends cafés especiais utilizando a técnica de biplots em tabelas de dupla entrada
7Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, Mauro Aparecido Martinez - Simulação da infiltração da água no solo utilizando soluções numéricas da equação de Richards7Nicolas Porto Campana, Mayron C. O. Moreira - Algoritmos Heurísticos para o problema de designação 2 hierárquica de trabalhadores em linhas de produção
8Michele Martins Lopes, Taís Aparecida Faria, Maria Caruline Baquião, Nelson H. T. Lemes, José Paulo Carvalho dos Santos - Problema inverso da radiação do corpo negro: explorando a técnica de SVD8Lucas Dias Fernandes, Angélica Sousa da Mata, Wesley A. C. Godoy, Carolina Reigada - Influência da estrutura da paisagem nas dinâmicas populacionais de hospedeiros e parasitóides
9Fernanda Moran Menezes Pereira, Pedro Henrique Triguis Schimit - Modelagem de doenças propagadas por mosquitos em autômatos celulares de duas camadas9Robson Cabral Severo1, Rafael The Bonifacio de Andrade, Neílson Ferreira de Lima - Experiência com o software Geogebra em minicursos de matemática
10Paula Jaíne Alves da Silva, Caio Guilherme Sales Ferreira, Carlos Henrique De Morais Fonseca, Flávia Roberta Vale Campos, Gustavo Lara Silva, Verônica Maria Araujo Monteiro, Evelise Roman Corbalan Góis Freire - Simulação computacional de escoamentos em um decantador de placas paralelas10Jussiano Regis Pacheco, Sandro Sawicki - Modelagem matemática dos planos de provedores de computação em nuvem (IAAS) usando o método hedônico
11Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, Mauro Aparecido Martinez - Modelo de transporte de solutos no solo e no escoamento superficial11Janderson Oliveira Silva, Gilcelia Regiane de Souza - Aproximação de dados amostrais utilizando funções de base radial
12Antonio Edimar de Melo Junior, Fernando Martins Antoneli Junior - Redes de Sistemas Dinâmicos Acoplados com Matriz de Adjacência Simétrica12Rodrigo Siqueira-Batista, Flávio Marques Andreon, Elen C. Carvalho Nascimento - Investigação da consciência: apontamentos preliminares acerca da modelagem matemática e computacional
13Célio A. T. de Souza, Sílvia C. Ferreira, Daniel F. Leite - Análise Qualitativa e Compensação de Sistemas Dinâmicos com Parâmetros Incertos13Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, Mauro Aparecido Martinez - Solução inversa da equação analítica do escoamento da água no solo na simulação do bulbo de umedecimento
14Pâmela A. Melo, Evelise R. C. G. Freire, Luiz F. C. Oliveira - Análise do gradiente de velocidade local em floculador de bandejas perfuradas utilizando OpenFOAM14Robson Cabral Severo, Rafael The Bonifacio de Andrade, Leonardo Vale de Araújo - Aplicação de sistemas lineares em circuitos elétricos de corrente contínua
15Leila Maria Ferreira, Thelma Sáfadi, Renato Ribeiro de Lima - Ondaleta aplicada na compressão de dados15Alice Silva Duarte, Cláudia Adam Ramos, Pablo Javier Grunmann - Análise da correlação entre as mudanças climáticas e a precificação de seguro agrícola no estado de Minas Gerais por meio da Teoria de Valores Extremos
16Gabriel Piva, Fabiano L. Ribeiro, Angélica S. da Mata - Propagação de informação em redes complexas16Victor Hugo Silva Souza, André Luis Goncalves Costa, Alexandre Assis Rezende Santos, Ricardo Rodrigues Magalhães - Interação entre a haste de uma colhedora e um ramo cafeeiro utilizando simulação numérica
17Letícia Félix, Gabriely Lucas, Raiane Silva - Aplicação Lei de Benford no produto interno bruto da região sudeste do Brasil17Paula Ribeiro Santos, Izabela Regina Cardoso de Oliveira - Aplicativos interativos para o ensino de Matemática e Estatística na Educação Básica
18Luiz Henrique Marra da Silva Ribeiro, Tatiane Gomes de Aráujo, Eric Batista Ferreira - Uma sugestão de utilização de procedimentos inferenciais no controle estatístico de processo multivariado18Daniele Helena Bonfim Borges, Beatriz Reis Ferreira, Yuri Martins Neto, Michel Amorim de Oliveira - CASIO fx-82MS: Ferramenta de aprendizagem no ensino superior
19Charles Carvalho de Aguiar, Daniel Furtado Leite - Modelagem não linear e controle fuzzy PDC baseado em desigualdades matriciais lineares de sistemas dinâmicos de ponte rolante overhead19Geovane Vitor Vasconcelos, Iasmin Marques Rocha - Método Iterativo de Reconstrução Tomográfica de Animais
20Pablo Henrique Vieira Rabelo, Taylor Oliveira Fidelis, Wiliam Oliveira Santos, Yagho Lemes Carvalho, Reinaldo Antonio Gomes Marques, Márcio de Oliveira Pereira - Análise do impacto da liquidação extrajudicial da Unimed paulistana no desempenho da central nacional Unimed por meio de análise multivariada20Paula Giarolla Silveira, João Renato Junqueira, Jefferson Luiz Gomes Corrêa - Simulação computacional de escoamento de ar em secador convectivo: avaliação de modelos de turbulência
21Adrielly Antonia Santos Gomes, Franciana Teixeira Franco Ribeiro - Diferentes formas de ensinar Matemática para um aluno cego21Leonardo Biazoli, Cláudia Adam Ramos, Pablo Grunmann - Caos no modelo macroeconômico NEDyM
22Daniela dos Santos de Oliveira, E. Capelas de Oliveira - Uma generalização para as derivadas fracionárias22Alice Silva Duarte, Walef Machado de Mendonca, Pablo Javier Grunmann - Estimadores dos parâmetros GEV por meio de l-momentos utilizando o Software livre R
23Nelson H. T. Lemes, Camila Assis Tavares - Modelo de ordem fracionária para voltamogramas23William Oliveira Santos, Taylor Oliveira Fidelis, Manoel Vitor de Souza Veloso - Análise sobre o índice de endividamento de operadoras de saúde através do método de regressão linear múltipla
24Isabella Cristina Teófilo, Otavio de Faria Oliveira, Evelise Roman Corbalan Góis Freire - Avaliação da tradução de fórmulas trigonométricas feita pelo Chromevox: Interferência no ensino de matemática para pessoas com deficiência visual
25Rodrigo Siqueira-Batista, Flávio Marques Andreon, Gabriel Vita Silva Franco, Romario Brunes Will, Daniela de Souza Gomes, Andréia Patrícia Gomes, Oswaldo Jesus Rodrigues da Motta, Fábio Ribeiro Cerqueira - BIO-ORACLE: apoio computacional à tomada de decisão em questões éticas
26Leonardo Henrique de Andrade B. do Nascimento, Ana Carolina de Oliveira - Uma Análise Multivariada das Maiores Operadoras de Plano de Saúde Brasileiras

Organização

Contato

Nossa equipe fará de tudo para tentar de ajudar