IIComet
2º Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia &


 IISemaeng 
2ª Semana de Engenharia

"A união das engenharias em prol do desenvolvimento do país"
***
A comissão organizadora agredece à todos pela participação e apoio.
Até o próximo COMET!
***



II COMET & II Semaeng
 2º Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia 
&
2ª Semana de Engenharia

    O "II Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia e a II Semana de Engenharia da UFLA”, trazem para este ano o tema "A união das engenharias em prol do desenvolvimento do país" dada a necessidade de colocar em discussão assuntos relevantes do ponto de vista da contribuição fornecida pelas diversas áreas que cernem a Engenharia e o papel do Engenheiro para o desenvolvimento do Brasil. 
Tendo em vista a expansão das fronteiras rumo à interdisciplinaridade e a importância dada ao interesse da comunhão das áreas do segmento tecnológico, temos a satisfação de lançar um evento de grande magnitude que congregará diversas áreas da engenharia. 
    O II Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia e a II Semana de Engenharia da UFLA será um evento caracterizado pela oportunidade de promover trocas de experiências entre os acadêmicos e profissionais da área, permitindo a aproximação dos estudantes às novas exigências do mercado de trabalho, além da atualização de conceitos de tecnologia através da apresentação de trabalhos científicos. 
    O Evento proporcionará aos alunos, professores, profissionais das diversas áreas e à sociedade em geral, debates e palestras cujos temas norteiam como empresas e entidades vislumbram o cenário atual e futuro da economia e de que forma os profissionais das engenharias podem se inserir neste panorama. 
    A importância do evento consiste na apresentação dos assuntos que tangenciam a formação e qualificação profissional, e as exigências de mercado frente ao novo cenário econômico brasileiro, impulsionando o fomento de novas ideias, além de capacitar este futuro profissional. 
    Desta forma, II Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia e a II Semana de Engenharia da UFLA abordará o tema "A união das engenharias em prol do desenvolvimento do país", onde se espera contribuir com uma formação sólida e ética das profissões ligadas à área Engenharia, bem como traçar um caminho que possa ser alcançado nos próximos anos para uma sociedade sustentável, desenvolvida e preparada para enfrentar os novos desafios impostos pela modernidade. 

Datas Importantes: II COMET

Submissão de resumos expandidos:      Encerradas
Aceite dos resumos expandidos:            08/11/2017
Envio dos trabalhos aceitos/corrigidos: 15/11/2017
Publicação do modo de apresentação:   22/11/2017


Confira a programação 
↓↓ Aqui ↓↓

Faça sua inscrição !
↓↓Clique aqui↓↓

CONFIRA AQUI O MODO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS!

ATENÇÃO!

- Apresentação oral: 10min (explanação) + 5 min (arguição). 
-Cronograma de avaliação do pôster e apresentação oral no arquivo anexo.
- Os pôsteres serão colocados na terça-feira pela manhã quando do início da Sessão Pôster I e permanecerão afixados durante todo o evento.
-Baixe o template do pôster AQUI.
Palestrantes  
O evento contará com a presença de palestrantes de todo o Brasil. Mais detalhes podem ser vistos na programação do evento. Conheça alguns deles!
As palestras são abertas à toda comunidade acadêmica. Todavia, a participação com direito a certificado e coffeebreak está condicionada ao credenciamento.
Múcio Morais
Palestrante Coach, Motivacional e Conferencista. Sociólogo, Teólogo (USP); Formação Inner em Excelência do Desenvolvimento Humano – Instituto de Psicologia Psico Universal; Coach com certificação Internacional pelo InCoaching (Instituto International de Coaching Latino/Sociedade Americana de Coaching); Master em Programação Neurolinguística; Escritor de 5 livros voltados para comportamento, negociação, liderança, gestão e outros; Ator, Humorista, Radialista e Apresentador. Alguns Clientes: PETROBRAS, GM DO BRASIL, CHEVROLET, ORTOBOM, ARCELOR MITTAL, CEMIG, VOTORANTIM, CAIXA, VALE, OI, TIM, VIVO e CARGIL.
Maria Gardoni Almeida
Engenharia Civil pela Escola de Minas de Ouro Preto, doutora em Geotecnia pela UNB e École Polytechnique de Montreal. Realizou o estágio Pós-Doutoral na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França. Recebeu o prêmio IGS AWARD em 2004 pela contribuição nos estudos de Filtração e Drenagem com Geossintéticos. É Professora Associada da UFMG e tem atuado como revisora de trabalhos para Geosynthetics International, Canadian Geotechincal Journal, Geotecnia (Portugal) e Soils & Rocks (Brasil).   
Alessandro Rios
Mineiro da cidade de Lavras, Alessandro Rios é Mestre em economia e Engenheiro de Alimentos, formado pela Universidade Federal de Viçosa. Além de técnico em laticínios pelo Instituto Cândido Tostes. Durante 12 anos, atuou como consultor na área de gestão e projetos para indústrias de alimentos e há 16 anos fundou a Verde Campo, onde exerce a função de diretor-presidente.
Cosme Azarias
Formou-se inicialmente no curso técnico em laticínios pelo ILCT Instituto de laticínios Cândido Tostes, onde trabalhou 3 anos como monitor no Laboratório de Microbiologia. Graduou-se em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Universidade Internacional de Curitiba. Pós-Graduado em engenharia da Produção. Mestre em Ciencias e Tecnologia do Leite e derivados pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 
Marcos von Sperling
Engenheiro civil (Universidade Federal de Minas Gerais) e doutor em Engenharia Ambiental (Imperial College, Londres). Experiência de 38 anos na área de tratamento de esgotos e controle da poluição das águas. Professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CNPq. Autor de diversos livros-texto publicados em três idiomas e de cerca de 400 trabalhos em anais de eventos e em periódicos científicos.
Jane Selia Coimbra
Bacharel em Engenharia Química (UFMG, 1987) e doutora em Engenharia de Alimentos (UNICAMP co-tutela com o Institut fuer Enzymetechnologie-IET-IBT,  Heinrich-Heine-Universität, Düsseldorf-Juelich, Alemanha, 1995). Pós-doutorado em Engenharia Química (Adsorção de Proteínas; UNICAMP, 1996). Pós-doutorado em Nanotecnologia (Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009). Professora da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Tecnologia de Alimentos, área de Operações Unitárias. 
Carlos Bastos Abraham
Engenheiro mecânico (UFSC-1981). Empregado da  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento desde 1981. Presidente em exercício da Federação Nacional dos Engenheiros – FNE. Vice-Presidente do SENGE-SC - Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina. Conselheiro fiscal da Associação Catarinense de Engenheiros. Ex-Conselheiro do CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Membro do Conselho de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.  Membro do Conselho Consultivo da CNTU – Confederação Nacional dos trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados
Augusto Santiago Cerqueira
Possui graduação em Engenharia Elétrica (ênfase em eletrônica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em instrumentação eletrônica e processamento de sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de energia, processamento digital de sinais, eletrônica analógica, reconhecimento de padrões e instrumentação.
Antonio Ludovico Beraldo
Matemático (USP), Eng. Agrícola (UNICAMP), Mestre (UNICAMP), Docteur em Sciences du Bois (ENSTIB - Nancy, France), Prof. titular Aposentado (UNICAMP). Autor do site www.apuama.org; co-autor do livro Bambu de Corpo e Alma.
Ana Luiza Mazzini
Engenheira Química pela UFMG com especialização em Energia e Fontes Alternativas pela UFRGS, Avaliação de Impactos Ambientais pela UFRJ e Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral. Técnica de análise e controle ambiental da FEAM (aposentada), do órgão ambiental do Rio Grande do Sul - FEPAM e ex Diretora de Educação e Extensão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD. Conselheira titular do Conselho Regional de Química da 2ª. Região – CRQ-MG.
Welhiton de Castro Silva
É Engenheiro Eletricista, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. 
Coordenador da Comissão de Ética Profissional no CREA/MG. Coordenador Nacional das Comissões de Ética dos Creas no ano de 2017 no Confea.  
É empregado da CEMIG há mais de 20 anos, e atualmente está cedido ao Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais - SENGE-MG, onde ocupa a Diretoria da Saúde e Segurança do Trabalhador. Experiência profissional na  áreas de Segurança do Trabalho, manutenção de Linhas de Transmissão e subestações de alta tensão da Distribuição, Sistemas de Gestão e Comercialização de Energia.
Eduardo Bento
Possui doutorado e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, área de Sistemas e Controle pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2013, 2008) e é graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006). Professor e coordenador do curso de Engenharia Elétrica na UFSJ. Atualmente, coordena o Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ e o programa de extensão em robótica educacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Tem experiência prática na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação e Automação Eletrônica de Processos Elétricos.
Roberto Elizardo
Experiência Profissional: Experiência de 20 anos nas áreas de engenharia de desenvolvimento de motores (Produto, Calibração e Aplicação) e gerenciamento de novos projetos para os mercados agrícola, automotivo e geração de energia. MBA Gerenciamento de Projetos FGV (2015). Especialização: Motores Diesel Avançado Instituto Mauá de Tecnologia (2001).
Graduação em Engenharia Mecânica Universidade Mackenzie (1998). 
Técnico em Mecânica ETE Getúlio Vargas (1990).
Rodrigo Pellegrini Tamani
Engenheiro Agronomo formado pela Universidade Federal de Lavras – UFLA em 1995. De 1997 – 2003 Bunge Fertilizantes na área de Agricultura de Precisão 2003 em diante Geo Agri Tecnologia Agrícola. MBA Em Marketing pela FGV.
Said Sirio Rocha
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016), atua em simulações dinâmicas para análise de vibrações em sistemas mecânicos. Engenheiro de cálculo estrutural na Semcon do Brasil, possui mais de 7 anos de experiência em análise estrutural de componentes automotivos utilizando o Método de Elementos Finitos, tendo seus principais trabalhos sido realizados para a MAN Latin America, montadora de caminhões e ônibus Volkswagen.
Johnny Forster
É Mestrando em Administração, Pós-Graduado em Sistemas Elétricos de Potência, Graduado em Engenharia Elétrica e Técnico em Eletrônica. 
Possui mais de 20 anos de experiência profissional , onde atuou em empresas multinacionais e nacionais tais como : Capital Safety Group, JF Consulting, Fluke do Brasil, Nansen S/A Instrumentos, SHV Gás Brasil, Petronas Lubrificantes do Brasil e Xerox do Brasil. Liderou projetos no Brasil e na América Latina nos setores de Segurança do Trabalho , Instrumentos para Teste & Medição , Energia e Tecnologia da Informação. Atualmente ocupa na 3M do Brasil a posição de Gerente de Vendas para a linha de Proteção em Altura em MG e nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.
Irineu Petri Júnior
Engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e École Nationale Superière de Chimie de Lille (ENSCL). Fez mestrado e doutorado pela UFU, em parceria com a PETROBRAS, na área de descontaminação de cascalhos de perfuração e de reservatório via radiofrequência. Atualmente é professor de engenharia química na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atua na área de sistemas particulados aplicado à 
 fluidodinâmica computacional (CFD). Maiores informações visite www.irineupetri.com.
Nemesio de Carvalho
Amplos conhecimentos adquiridos com atuação direta na cadeia produtiva - Produção, Processos, Lean Manufacturing - e também em áreas de apoio - Logística, Custos, Meio Ambiente, Engenharia Industrial, Manutenção.  22 anos de atuação em organizações de grande porte do setor de Autopeças; Liderança e supervisão de equipes de trabalho e conciliação das habilidades pessoais para obtenção dos objetivos; Participação na implantação e operacionalização de sistemas integrados SAP/R3 (área fiscal) e SIGIP (logística e produção); Coordenador de implantação do módulo Manutenção de Ativos do sistema ERP PROTHEUS da TOTVS; Experiência em Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO-9000; QS-9000; TS-16949; VDA) e Sistemas de Gestão Ambiental (ISO-14000). Auditor Interno do Sistema de Gestão Ambiental;  Formação BLACK BELT na metodologia Six Sigma.
Afonso Henrique Vilela
Engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Alfenas (1979). Especialização em Estruturas - USP – São Carlos - SP (1982). Professor de Teoria das Estruturas e Estruturas Metálicas na Faculdade de Engenharia Civil de Alfenas de 1979 a 1996. Professor de Teoria das Estruturas, Estruturas Metálicas e Estruturas de Concreto Armado na Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá de 2000 a 2009. Professor de Teoria das Estruturas e Estruturas Metálicas no Unilavras de 2011 a 2013 .Professor de Estática das Estruturas e Estruturas Metálicas na FAEX – Engenharia Civil desde maio de 2017. Sócio e Proprietário da empresa Proexem Estruturas Metálicas de 1986 – 1997. Engenheiro consultor para as empresas Hispano Estruturas Metálicas, Gerdau Aço Para a Indústria e Usiminas e Engenheiro calculista na Framework Engenharia de Estruturas desde 2000.
OndE ?  
Na universidade federal de Lavras - mg
Lavras
A cidade
    Lavras é uma cidade tradicional e conhecida do sul de Minas Gerais com pouco mais de 100 mil habitantes. Oferece ensino de primeira qualidade através da Universidade Federal de Lavras, Instituto Prebiteriano  Gammon, entre outros. Estudantes do Brasil inteiro e até mesmo do exterior vem a Lavras à procura de formação e qualificação de alta qualidade. 
    Ademais, Lavras é uma cidade detentora de uma belahistória, além de contar com uma cultura rica. Os seus eventos são famosos e badalados pela região. Vale citar que pela sua privilegiada localização, perto dos centros históricos de São João Del Rei e Tiradentes, Lavras se tornou uma cidade com um forte e intenso apelo turístico. 

Turismo
    A cidade de Lavras, Minas Gerais, atrai todo ano centenas de visitantes. Sua história remonta desde os tempos do império e hoje as marcas do tempo estão misturadas com a modernidade, dando a Lavras um charme especial.
    O que mais se destaca em Lavras é a qualidade de vida de sua população, sobressaindo-se em muito a maioria das cidades brasileiras, tanto que essa é uma de suas características que a torna conhecida internacionalmente.  
    Isso devido a quantidade e qualidade das opções culturais e sociais como teatros, museus, parques, florestas, cachoeiras, bons restaurantes e muito mais.
 Artesanato e gastronomia
     As feiras de artesanato e gastronomia são uma vitrine da regionalidade e características específicas de Lavras. Para os organizadores, as feiras têm importância vital, pois elas são uma ótima oportunidade de exposição e venda dos produtos locais. A Feira de Artesanato e Culinária de Lavras, todos aos domingos das 9 às 14h na praça central da cidade, é patrimônio cultural de Lavras e possui título de utilidade pública municipal e estadual.
    Além da feira, a cidade conta com diversos estabelecimentos comerciais que oferecem todo tipo de culinária além da típica comida mineira como o bom café e pão de queijo.

A UFLA
     Fundada em 1908 sob o lema do Instituto Gammon (“Dedicado à glória de Deus e ao Progresso Humano”), a Escola Agrícola de Lavras passou a ser chamada Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1938. A federalização ocorreu em 1963. Foi em 1994 que a instituição tornou-se universidade, hoje conhecida como Universidade Federal de Lavras (UFLA). Essa trajetória teve início com a concretização dos ideais de seu fundador, Dr. Samuel Rhea Gammon, e de seu primeiro diretor, Dr. Benjamim Harris Hunnicutt.
   
    Atualmente, a instituição está comprometida com sua inserção nos diferentes campos do saber, desafiando-se a estruturar novos cursos que sejam reconhecidos pela mesma qualidade que marcou sua história centenária. Com a abertura recente de cursos como Pedagogia, Medicina e Engenharias (Civil, Química, Mecânica e de Materiais), a UFLA segue seu projeto de fortalecimento e consolidação também nas áreas de exatas, humanas e ciências da saúde.
Contato
Ficou com dúvida? Envie-nos uma mensagem ou ligue!
Enviar
Telefones:
(35) 3829-1481 (Institucional)
(35) 3829-4612 (Coordenação do evento)


Endereço: 
Universidade Federal de Lavras - UFLA
Departamento de Engenharia - DEG
Campus Universitário 
CEP 37200-000/ Caixa Postal 3037
Lavras - MG

Acesse também nossa página no Facebook!
Apoio
Universidade Federal de Lavras - Departamento de Engenharia  2017